Arquivo por categoria: Artigos

fev 20

A DIFICULDADE DE ADEQUAÇÃO DAS EMPRESAS AO SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL (SPED)

O SPED é um sistema informatizado que estabelece uma relação entre o fisco e os contribuintes. O sistema oferece praticidade no cumprimento das obrigações fiscais por ser um sistema digital, onde são transmitidas as transações comerciais ocorridas na empresa. Conforme índices levantados pela pesquisa da FISCOSoft Editora, realizada em 2012, com 570 empresas, observou-se que …

Continue lendo »

set 22

SELETIVIDADE NOS TRIBUTOS INDIRETOS – UMA FORMA DE EXTRAFISCALIDADE NA TRIBUTAÇÃO

tributos1

SANTOS, Miler Martins dos[1]   Em um sistema econômico, é necessário que as pessoas políticas representadas por seus administradores desenvolvam estratégias buscando o desenvolvimento e crescimento econômico, assim também como a sua regulação, quando necessário, através de alguns mecanismos. Várias áreas importantes se interligam entre si, como, por exemplo, o direito tributário, fazendo parte deste …

Continue lendo »

ago 21

SISTEMA DE CONTA CORRENTE FISCAL DO ESTADO DO MATO GROSSO

download

WEBER, Diego Felipe[1] BAZILIO, Adriano Moreira de Lima[2] A Conta Corrente Fiscal (CCF) é um sistema eletrônico que cruza informações tributárias que auxiliam a SEFAZ nas cobranças de débitos fiscais e ajudam o contribuinte a recolher o ICMS e parcelar débitos vencidos, tendo como objetivos disponibilizar, de forma fácil, o acesso do contribuinte às informações …

Continue lendo »

ago 16

APLICABILIDADE DO CUSTEIO ABC

images

NASCIMENTO, Júlia Vindilino[1] <juliavnascimento@hotmail.com> FREIRE, Eduardo José[2] <freireej7@hotmail.com> O que se busca hoje no mercado de prestação de serviços é a redução de custos e maximização de lucros, existindo então a necessidade da aplicação do método de custeio baseado em atividades conhecido por ABC. O Custeio baseado em atividades é assunto discutido por grandes pesquisadores …

Continue lendo »

jun 17

DEZ MANDAMENTOS DA LRF

I – Não terás crédito orçamentário com finalidade imprecisa, nem dotação ilimitada (Art. 5º, § 4º); II – Não farás investimento que não conste do Plano Plurianual (Art. 5º § 5º); III – Não criarás nem aumentarás despesa sem que haja recursos para o seu custeio (Art. 17, § 1º); IV – Não deixarás de …

Continue lendo »

jun 13

A INFORMAÇÃO CONTÁBIL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO EMPRESARIAL

 FREIRE, Eduardo José Freire[1] Para que uma empresa independente de seu porte sobreviva e mantenha-se no mercado recomenda-se que os empresários utilizem informações da contabilidade nos seus processos gerenciais. A contabilidade é essencial para uma empresa, pois é através das informações geradas por ela que os administradores podem averiguar a “saúde” econômica-financeira. Iudícibus e Marion …

Continue lendo »

jun 03

CONTABILIDADE E AS PESSOAS FISICAS

WEBER, Diego Felipe[1]   Marion (1998) diz que a contabilidade é um grande instrumento que auxilia a administração na tomada de decisões; para ele, essa ciência se utiliza de várias ferramentas para fornecer tais informações, permitindo aos usuários uma leitura sobre toda a situação patrimonial e financeira da empresa. Denomina-se usuário da contabilidade toda pessoa …

Continue lendo »

mai 01

MENSAGEM DO NOVO COORDENADOR

Lauriano Barella ¹ Prezados amigos, falar sobre o curso de Ciências Contábeis para mim é motivo de muito orgulho, pois, além de ser coordenador do mesmo, também sou um egresso. E, nesta condição é que vou tentar transmitir-lhes um pouco do orgulho que tenho do curso acerca do qual estou escrevendo. A União das Faculdades …

Continue lendo »

abr 24

A ERA DO CONTADOR

header_logo

  Após a Era Industrial, marcada pelos destaques da eficiência e da produtividade, a transição para o novo milênio veio com novos conceitos, novos paradigmas, e a chamada “Era do Conhecimento” em que vivemos atualmente valoriza a criatividade e o poder da informação. Inserido neste contexto está o empresário e profissional contábil, cujo papel tem …

Continue lendo »

abr 24

25 DE ABRIL, DIA DO CONTABILISTA

TEMOS SIM O QUE COMEMORAR!                         No dia 25 de abril comemora-se o DIA DO CONTABILISTA que, em tese, não deixa de ser uma data comemorativa como as demais, levando-se em conta que a escolha dessas datas tem por finalidade relembrar algum fato histórico, lutas, debates, guerras, conquistas, marcos etc., de um povo, de uma região, ou até …

Continue lendo »

Posts mais antigos «