«

»

ago 06

A importância da contabilidade de custo nas empresas

Ana Paula Della Rosa¹

 

            O mundo empresarial está cada dia mais concorrido, as empresas estão buscando novas ferramentas gerenciais e de controle para melhorar o funcionamento de suas atividades e a qualidade de seus produtos e serviços oferecidos. Dessa forma passam a utilizar a contabilidade de custo como peça essencial e fundamental para desenvolver, todas as técnicas de controle, principalmente sobre os custos.

O grande segredo da eficiência e da eficácia de uma empresa está ligado diretamente ao analise do custo do produto ou do serviço prestado e verificação do lucro que irá obter, aquela que utiliza a contabilidade de custo, terá mais chance de crescer e obter um sucesso nos negócios, além de obter informações úteis ao processo decisório.

            Os custos são medidas monetárias dos sacrifícios despendidos para se atingir um objetivo, sendo assim a coleta destes é de suma importância para os processos de decisão e planejamento da empresa.

            A contabilidade de custos é o ramo da Contabilidade que se tem como finalidade produzir informações úteis para os diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões (LEONE, 1997, p. 19), ela coleta, classifica e registra os dados operacionais das diversas atividades da entidade, denominados de dados internos, bem como algumas vezes, coleta e organiza dados externos. Os dados coletados podem ser tanto monetário como físicos.

            A contabilidade de custo nasceu da contabilidade financeira diante da necessidade de avaliar estoque nas indústrias, tarefa essa que era fácil na empresa típica da era mercantilista. Com o passar dos anos, acabou deixando a função de auxiliar na avaliação de estoque para uma importante arma de controle e decisão gerencial (MARTINS, 2003, p. 22). Com o significativo aumento da competitividade que se vê ocorrendo na maioria dos mercados, controle dos custos torna-se altamente relevante quando da tomada de decisão em uma empresa.

E tão importante quanto saber determinar os custos dos produtos fabricados ou dos serviços prestados, é aperfeiçoar esses custos, estudando técnicas que proporcionem a redução dos custos sem reduzir a qualidade. Sendo essa análise, um desafio para a contabilidade de custos.

Assim a contabilidade de custo com o passar do tempo vai se firmando e ganhando novos adeptos de um sistema de controle e de qualidade mais eficiente e eficaz fazendo com que o tempo seja um grande aliado na formação de relatórios que venham registrar todas as mutações sofridas dentro de um patrimônio e de seus impactos dentro de um mercado tão competitivo. Trazendo como bagagem a exatidão das informações coletadas, para justamente contribuir no processo de tomada de decisão e contribuir para o crescimento e desenvolvimento interno e externo de uma empresa.

 

 


———————————————————————————————————————————————————–

¹Acadêmica do 6. semestre do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Alta Floresta (FAF)

2 comments

  1. Eliane

    o artigo é muito bom

  2. Max

    Muito importante esse conteúdo é de fundamental importância para todos acadêmicos…

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>