«

»

set 17

4° encontro de profissionais e acadêmicos de contabilidade de MT pro: Estela Barbosa Leite

4º Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade de Mato Grosso:

O curso de Ciências Contábeis da FAF estava lá!

Como os finais de semana passam rápido! Passam ainda mais rápido se a gente faz algo que gosta, ou quando

estamos viajando. Agora, imaginem fazer as duas coisas juntas. Durante mais de um mês a coordenação do curso de Ciências Contábeis organizou e divulgou o evento “4º Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade de Mato Grosso”, que tinha por data 14 e 15 de setembro. Buscamos ônibus, reservamos hotel, conseguimos patrocínio, fizemos seguro de vida para os participantes. Resultado: caravana, formada por 3 professores e 11 alunos, saía da FAF – Faculdade de Alta Floresta na quinta-feira, dia 13, as 21:00h. Nem precisa contar sobre a animação e empolgação de todos. Depois de uma oração, a diversão teve início. Música, conversas, brincadeiras, perspectivas. A ansiedade era predominante.

Chegamos a Cuiabá as 09:30h da manhã de sexta-feira. Fomos para o shopping Pantanal almoçar, pois só poderíamos fazer o check in no hotel (Mato Grosso Palace) a partir do meio dia. O evento iniciaria as 14:00h, no salão do Hotel Fazenda Mato Grosso. Almoçamos, alguns fizeram uma ou outra comprinha rápida. Fomos para o hotel, tomamos banho e seguimos em direção ao Hotel Fazenda Mato Grosso.

Já no evento, fizemos o credenciamento e aguardamos o início dos acontecimentos (no Brasil, nada é pontual!). Fiquei surpresa e honrada quando me convidaram para compor a mesa de honra para a abertura do Encontro. Após o Hino Nacional, tudo teve início, efetivamente. A primeira palestra foi sobre Ecologia Empresarial, com Raul Marinuzzi. Ele é somente Músico, Contador, Economista, Administrador, Psicólogo e Filósofo. Só! Deu um show! Falou sobre as diferenças entre ambiência e ambiente de trabalho. Falou, com conceitos antigos (eu não disse velhos) sobre temas atualíssimos, como sustentabilidade e equipe de trabalho. Em seguida, tivemos uma palestra sobre a Tecnologia da Informação e a Contabilidade, com ênfase no SPED. Foi bem desenvolvida, porém a palestrante era do estado de São Paulo e a realidade fiscal do estado de Mato Grosso está bem à frente da paulista. O primeiro dia então foi encerrado com um coquetel muito saboroso, com canapés, sucos, refrigerantes. Tudo isso à beira da piscina do hotel.

O ônibus estava a nossa espera no estacionamento do hotel e fomos, em peso, direto para o shopping 3 Américas. A maioria de nós voltou ao hotel Mato Grosso Palace quando o shopping fechou,

as 22:00h. Porém, teve gente que realmente curtiu a madrugada e chegou no hotel quando já estavamos nos preparando para sair de manhã. O sábado foi recheado de atividades. Já na primeira, palestra o CRCMT deu show! Prof. Verônica Souto Maior, uma das 9 conselheiras do CFC e uma das integrantes do CPC, responsável também pela emissão dos pronunciamentos do CPC e pela convergência brasileira ruma às Normas Internacionais de Contabilidade.  Depois da palestra dela, sobre a Adoção das Normas Internacionais de Contabilidade: Impactos e Desafios, eu fui tiete e, claro, pedi pra tirar foto como ela.

Em seguida, tivemos uma palestra (mais que) motivacional, com Raul Marinuzzi. Ele surpreendeu mais uma vez. Para auxiliá-lo na palestra, ele trouxe o Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Cuiabá. Foi impossível conter o arrepio e a emoção quando a orquestra tocou sob a regência do palestrante a Sinfonia em Sol Menor, de Mozart, para encerrar a apresentação, pois Raul Marinuzzi, além daquelas 6 graduações, foi o maestro da Orquestra Mineira por 25 anos.

E, por último, tivemos a palestra com o presidente do CRCMT, Ivan Echeverria, sobre o exame de suficiência. E, para aqueles que queram treinar para a prova, o CRCMT fez uma parceria com a IOB e disponibilizou em seu site um simulado gratuito. Basta cadastrar o seu email e o email da coordenação (contabeis@faflor.com.br).

Ao final das palestras, foram sorteados brindes aos presentes. Eu e o acadêmico Diego fomos agraciados nestes sorteios e ganhamos duas bolsas. Lindas, não?

 

Do Hotel Fazenda Mato Grosso Palace, locupletados pelo almoço mais que perfeito, embarcamos as 14:00h no ônibus com destino certo e direto para Alta Floresta. Entre cochilos (pois esses dias foram intensos) e piadas, brincadeiras e comentários sobre as palestras, viemos sob a proteção de Jesus e chegamos as 03:30h da madrugada de domingo. Apesar do sono, nas expressões de todos tinha marcas da satisfação e alegria pela viagem e pelo aprendizado absorvido neses dois dias de evento. E agora, que venha o próximo!E evento foi finalizado com um belíssimo almoço, envolto por música ao vivo. O clima de descontração e amizade foi reforçado, além de novos relacionamentos profissionais e amistosos terem sido firmados.

Estela barbosa leite – coordenadora de ciências contábeis

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>