«

»

abr 18

UMA MÁQUINA CHAMADA HP12C

WEBER, Diego Felipe[1]

No curso de ciências contábeis um instrumento muito utilizado para facilitar o aprendizado de muitas disciplinas é a calculadora HP 12C. Lançada há mais de três décadas, mais precisamente em 1981, sem sofrer atualizações e mudanças significativas, continua sendo a preferida de todos. Criada pela empresa mundialmente conhecida, fabricantes de computadores e impressoras, a Hewlett-Packard.

Na década de 1990 a empresa recebeu cartas de reclamações ao anunciar que iria substituir a calculadora financeira por outras calculadoras mais modernas, mostrando que os usuários deixariam de usar calculadoras como a HP17B por darem preferencia pela “velha douradinha”.

A calculadora aplica uma lógica diferente das calculadoras comuns, digita-se primeiro os números para em seguida realizar operações, esta metodologia é conhecida como Reverse Polish Notation (RPN).

Suas funções vão de somar, dividir, multiplicar até mostrar valores futuros aplicados a juros, passando pela curiosa função de quantificar os dias de existência de uma pessoa.

Atualmente existem quatro modelos da calculadora HP 12C:

  1. HP12C Gold: modelo clássico nas cores preta e dourada utiliza o método RPN;
  2. HP12C Platinum: a primeira versão lançada em 2003 é mais rápida que a versão gold, possui funções financeiras extras e além do método RPN possui o método comum usado nas calculadoras básicas. A segunda versão é uma melhoria da primeira, lançada para corrigir um defeito na taxa interna de retorno que a primeira versão apresentou;
  3. HP12C Platinum 25th Anniversary edition: lançada em 2006, foi a primeira a apresentar capa de couro para proteção, possui todas as funções da segunda versão da HP12C Platinum;
  4. HP12C Prestige: mesmo modelo da platinum, porém, com visual diferenciado.

Esta pequena e magnifica máquina é capaz de fazer com agilidade, rapidez e conforto inúmeros cálculos financeiros facilitando muito a vida dos que aderem a ela. Ressalta-se que o CFC permite a utilização da calculadora no Exame de Suficiência.



[1] Acadêmico do 5 semestre de Ciências Contábeis (FAF)

1 comentário

  1. diego

    Ah, pra quem sabe usar eim … uma belezura realizar cálculos com uma facilidade incrível!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>