«

»

abr 19

25 de Abril: Dia do Contabilista

DIAS, Andressa[1]

<dressadias@hotmail.com>

O criador do dia do contabilista, senhor João de Lyra Tavares, nasceu no dia 23 de novembro de 1871, na cidade de Goiânia, e faleceu dia 30 de dezembro de 1930.

João de Lyra Tavares foi guarda-livros e chefe de escritório da firma onde trabalhava. Teve destaque como comerciante em Pernambuco, fundou em seu estado uma Associação de guarda-livros e foi membro da Associação comercial do Recife.

Lyra Tavares, economista, historiador, autor de obras didáticas e político, em 1914, a convite do ministro Rividávia Corrêa, esteve pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro, onde tomou parte da comissão escolhida para a reorganização da contabilidade do Tesouro Nacional. Em 1915, foi eleito Senador do Rio Grande do Norte, onde ocupou o cargo até o fim de sua vida. E, em 1926, foi aclamado Presidente do Supremo Conselho da Classe dos Contabilistas Brasileiros.

No dia 25 de Abril de 1926, João Lyra Tavares, no Hotel Terminus em São Paulo, como forma de agradecimento aos contadores que o homenageavam, teria, em dado momento, feito o seguinte discurso: “Trabalharemos, pois, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos dia 25 de abril, o Dia dos Contabilistas Brasileiros”.

Assim foi criado o Dia do Contabilista, que se comemora em 25 de abril, para homenagear essa laboriosa classe de trabalhadores.



[1]Acadêmica do 1° semestre do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Alta Floresta-MT(FAF)

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>