«

»

mai 01

MENSAGEM DO NOVO COORDENADOR

Lauriano Barella ¹

Prezados amigos, falar sobre o curso de Ciências Contábeis para mim é motivo de muito orgulho, pois, além de ser coordenador do mesmo, também sou um egresso. E, nesta condição é que vou tentar transmitir-lhes um pouco do orgulho que tenho do curso acerca do qual estou escrevendo. A União das Faculdades de Alta Floresta (UNIFLOR), hoje Faculdade de Alta Floresta (FAF), iniciou suas atividades educacionais, no início de 1996, com o curso superior de Bacharel em Ciências Contábeis sob autorização do Decreto Federal s/n de 06/02/1996, sendo reconhecido posteriormente pela Portaria MEC nº. 2.916 publicada no DOU de 18/12/2001 e tendo sua primeira renovação de reconhecimento pela Portaria do MEC de número 768 publicada no DOU em 24/03/2006. O curso de Ciências Contábeis foi o primeiro curso da Faculdade, cujo nome anterior era UNIFLOR, atualmente FAF.

A primeira turma contava com 80 acadêmicos e muitas foram as dificuldades relativas a estrutura, professores e processos de reconhecimento do referido curso. Mas, apesar dessas dificuldades, houve vitórias e, a cada vitória, um sabor especial, o gostinho de orgulho, surgia em nós, os discentes. Entretanto, nem todos os acadêmicos formaram-se, muitos por motivos pessoais, outros por motivos financeiros, enfim, cada qual com seus problemas.

A conclusão do curso com a conseqüente colocação de profissionais na sociedade trouxe certamente um impacto social e histórico em significação na região, visto que, na cidade de Alta Floresta, havia apenas cinco contadores, enquanto hoje somos centenas à disposição da sociedade. Esse impacto deve-se aos muitos diferenciais que procuramos oferecer aos nossos alunos, como a alta qualificação e experiência do corpo docente, que conta com média de 6 anos na carreira docente e de 16 anos no mercado de trabalho. Temos professores com mais de 26 anos de atividade docente, além de contar com uma grande quantidade de professores que atuam diretamente no mercado de trabalho, sendo responsáveis pelas mais diversas áreas. A perspectiva para o futuro é promissora, uma vez que a profissão contábil está em ênfase. Com o advento do SPED, o profissional contábil se tornou peça chave nas empresas, assumindo o papel de médico que consulta, analisa e prescreve o diagnóstico, com o objetivo de proporcionar saúde às empresas. Além disso, a necessidade cada vez maior de profissionais e as constantes mutações do mercado nos remetem ao aperfeiçoamento contínuo.

Com base nisso, a coordenação do Curso de Ciências Contábeis tem como objetivo, além da atualização dos conteúdos didáticos, ministrados nas disciplinas, proporcionar ao discente a complementação através de cursos, palestras e incentivo à elaboração de artigos científicos, bem como participação em eventos sociais e ambientais, para sua adequada formação profissional e habilidade na área de pesquisa. Nesse processo, a comunicação é peça fundamental e, amparados por uma ferramenta de grande sucesso, o REKADU, que hoje já registra mais de 12.600 acessos, leva informações ao mundo acadêmico e à sociedade em geral, buscando sempre divulgar idéias. Ademais, para o próximo semestre, constam, no planejamento, um Curso de Planejamento Tributário, o qual irá proporcionar a oportunidade de fazer a interação entre a academia e a sociedade, uma amostra científica, em que os artigos científicos produzidos poderão ser expostos e também palestras complementares com os mais diversos assuntos que necessitem um aprofundamento maior. Aos acadêmicos deixo minha mensagem: busquem o conhecimento, mas saibam o que querem fazer com ele, pois os exemplos de sucesso na área contábil são imensuráveis; seja um amante da contabilidade, contribua para uma sociedade melhor, apreenda e ensine a quem não tem essa maravilhosa oportunidade de conhecer e analisar os dados gerenciais do patrimônio. “Uma grande caminhada se inicia pelo primeiro passo” a grande dificuldade é dar o primeiro passo e para onde……

_________________________________

[1] Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da FAF

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>