«

»

jun 13

A INFORMAÇÃO CONTÁBIL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO EMPRESARIAL

 FREIRE, Eduardo José Freire[1]

Para que uma empresa independente de seu porte sobreviva e mantenha-se no mercado recomenda-se que os empresários utilizem informações da contabilidade nos seus processos gerenciais.

A contabilidade é essencial para uma empresa, pois é através das informações geradas por ela que os administradores podem averiguar a “saúde” econômica-financeira. Iudícibus e Marion (2011, p. 1) afirmam:

Freqüentemente, os responsáveis pela administração estão tomando decisões quase todas importantes, vitais para o sucesso do negócio. Por isso há necessidade de dados, de informações corretas, de subsídios que contribuam para uma boa tomada de decisão. Decisões tais como comprar ou alugar uma maquina, preço de um produto, contrair uma divida a longo ou curto prazos, quanto de dívida contrairemos, que quantidade de material para estoque deveremos comprar, reduzir custos, produzir mais….

Sendo então a contabilidade relevante para as empresas, é fundamental informações de fácil entendimento, de boa qualidade, útil nos processos decisórios da empresa. Oliveira, Müller e Nakamura (2000, p.3) complementam “A contabilidade, além de gerar informações, permite explicar fenômenos patrimoniais, construir modelos de prosperidade, efetuar analises, controlar e também prever e projetar exercícios seguintes, entre tantas outras funções”.



[1] Especialista em Auditoria e Perícia contábil, Didática de ensino superior e matemática financeira. Leciona nos cursos de Administração e Ciências Contábeis na Faculdade de Alta Floresta (FAF). Docente em pós-graduação na disciplina de Metodologia Ciêntifica. Vice-coordenador do Programa de Iniciação Científica da FAF. Professor de contabilidade na Escola Técnica Estadual de Ciência e Tecnologia unidade de Alta Floresta-MT. Email: <professoreduardoaf@hotmail.com>.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>