Ciências Contábeis

O Curso

O campo de atuação do profissional contábil é bastante amplo, uma vez que, por lei, toda empresa é obrigada a ter um contador no controle de suas finanças. Ao profissional habilitado nesta área cabe a escrituração regular de todos os fatos relativos aos patrimônios e às variações patrimoniais das instituições O Curso de Ciências Contábeis alinhado à missão da Faculdade tem por objetivo a formação de profissionais capazes de desenvolver a capacidade de compreensão das rápidas mudanças no mundo dos negócios e na tecnologia, para aplicá-las com eficiência, no desempenho da profissão contábil, construindo e reconstruindo o seu saber contábil. Através de recursos didático-pedagógicos adequados, o curso objetiva o desenvolvimento de competências e habilidades que proporcionem a formação de um profissional da Contabilidade capaz de atuar em condições de complexidade e competitividade, características dos ambientes em transformação, gerando resultados positivos para as organizações e promovendo o desenvolvimento econômico e social. A era da informação, do conhecimento e das novas tecnologias, demanda por profissionais contábeis cada vez mais preparados, deste modo com a velocidade que é gerada a informação deixa cada vez mais explícita a necessidade que tem a faculdade de formar um profissional que esteja preparado para atender a essa demanda. Assim, conhecer as peculiaridades dos negócios, o perfil do empresário, a vocação regional é indispensável para formar o profissional certo. Todavia, é igualmente importante se conhecer a demanda nacional e internacional. Por isso a formação Contábil é de extrema importância, pois existe um mercado de trabalho muito diversificado e ainda por explorar dentro da região de abrangência da Faculdades de Alta Floresta, visto ocorrer registros de inúmeras empresas privadas e públicas. Quase inexistem profissionais qualificados e habilitados para atender a demanda dos órgãos públicos e da iniciativa privada. As prefeituras da região contam com poucos, ou não contam com Bacharéis em Ciências Contábeis nos seus quadros funcionais, fato este que impede o desenvolvimento adequado dos potenciais existentes nos municípios da região e uma boa administração interfere diretamente em todos os setores, tanto econômico, financeiro, social e administrativo.

Anel de Formatura:  

O anel do profissional da Contabilidade simboliza e exterioriza o compromisso, a aliança, a união do profissional com o conhecimento científico contábil, o campo do saber, e sua disposição de aplicá-lo em beneficio da comunidade em que vive, engrandecendo e valorizando sua profissão, eenaltecendo sua pátria. Ele se explica á sua condição, traz-lhe a subserviência ás normas científicas e a vinculação do seu comportamento aos preceitos da ética e da moral.   

Pedra:  Turmalina Rosa Clara, ladeada de Diamantes.

Aro: De um lado, o Caduceu, do outro, as Tábuas da Lei,  com a legenda “LEX”.

Juramento:

Ao receber o grau de Bacharel em Ciências Contábeis, juro, perante Deus e a sociedade, exercer a minha profissão com dedicação, responsabilidade e competência, respeitando as normas profissionais e éticas.

Juro pautar minha conduta profissional observando sempre os meus deveres de cidadania, independentemente de crenças, raças ou ideologias, concorrendo para que meu trabalho possa ser um instrumento de controle e orientação útil e eficaz para o desenvolvimento da sociedade e o progresso do País.
Comprometo-me, ainda, a lutar pela permanente união da Classe Contábil, o aprimoramento da Ciência Contábil e a evolução da Profissão.”

                                                                                         Padroeiro:

São Mateus, foi um contabilista. Atuava na área da Contabilidade Pública, pois era um rendeiro, isto é, um arrendatário de tributos. O exercício da sua profissão exigia rígidos controles, os quais se refletiam na formulação do documentário contábil, sua exibição e sua revelação

.

Caduceu:

Caduceu, bastão com um capacete alado e envolto por duas serpentes. O Bastão representa o poder de quem conhece a Ciência Contábil, que tem por objeto de estudo o patrimônio das entidades; As Serpentes simbolizam a sabedoria, isto é, o quanto se deve estudar antes de agir, para escolher o caminho correto e ao mesmo tempo o mais vantajoso para o cliente; As Asas figuram a diligência, a presteza, a dedicação e o cuidado ao exercer a profissão; O Elmo peça de armadura antiga que protegia a cabeça, tem o significado de proteção contra pensamentos baixos que levem a ações desonestas.

1 comentário

  1. Pier

    Tem algum tema para meu projeto??

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>